A válvula de segurança e a (válvula de alívio) são instrumentos que trabalham de forma automática com o objetivo de aliviar a pressão dos sistemas em que são instaladas.
Em vasos de pressão, a válvula de segurança exerce uma função fundamental de segurança, aliviando a pressão nos sistemas em que são aplicadas, que podem, por diversas causas oscilar ou apresentar aumento de pressão acima do esperado em sua operação. Nesse sentido, a válvula de segurança atua para que o sistema não ser sobrecarregado e atua na prevenção de sobrecargas de pressão e acidentes.
As válvulas de esfera são equipamentos projetados com o objetivo de controlar ou bloquear a vazão de líquidos, gases ou outras substâncias líquidas em tubulações de diferentes tamanhos e tipos, e pressão de trabalho.
A válvula esfera tem essa nomenclatura devido ao seu sistema de funcionamento contar com um obturador em modo de esfera vazada, por onde o fluido passa quando a válvula está aberta, quando fechada, o furo da esfera fica perpendicular ao sentido do fluxo, bloqueando a passagem.
O emprego da válvula de esfera é indicado para aplicações onde é preciso um bloqueio ou uma abertura rápida.
O manômetro é um instrumento que serve para medir e identificar a intensidade de pressão de determinado componente em um reservatório. Esses componentes podem estar em estado líquido ou gasoso.
Este instrumento é vital para informação do operador controlar o processo ou realizar a calibragem do pressostato, portanto uma leitura que tem de ser precisa.
Purgador termodinâmico é uma válvula automática que tem a função de realizar a drenagem de condensado em linhas de vapor e de ar comprimido.